1. Introdução
No último sábado, dia 21/10/2023, ocorreu nossa Assembleia de grupo, onde definiu-se a nova diretoria e conselho fiscal do biênio 2023/2025. Durante a assembleia foram questionados a prestação de contas, balancete e saldo atual da arrecadação de mensalidades, porém nem o Diretor Financeiro, e nenhum membro do conselho fiscal anteriores estavam presentes no referido dia.
Mediante introdução, informamos que todas informações a seguir referem-se ao início da nova gestão financeira, de acordo com os valores e informações entregues pela antiga diretoria.
2. Situação financeira do grupo
2.1. Conta digital usada para o grupo
No "item 5 - Documentação do Grupo" será explicado o motivo de não possuirmos acesso a conta corporativa do grupo. Por isso, uma conta pessoa física do então diretor financeiro ALISSON DE OLIVEIRA CALDAS AZEVEDO foi aberta para esse proposito.
Estamos iniciando o mês de novembro de 2023 com saldo total de R$ 74,11.
- R$ 64,27 - Referente ao pagamento de 1 mensalidade de outubro, já realizado no novo sistema financeiro e de gestão do GE 77/RJ Uirapuru
- R$ 9,88 - Referente a uma pagamento teste foi realizado para a implementação do sistema e a integração do Banco EFI, utilizado para recebimentos do grupo.
OBS: Não foi passado nenhum saldo da antiga gestão.
2.2. Tarifas
Podemos reparar no extrato acima que há uma diferença entre os valores pagos e os recebidos, isso se deve ao fato do serviço de integração automática ser gratuito, mas possui uma taxa por transação de 1,19%. Os valores de tarifas para todas modalidades podem ser encontrados na página da referida instituição financeira, https://sejaefi.com.br/tarifas#efi-pro:
Esses valores das taxas para questões de acerto no balancete, serão lançados como despesas ao fim do mês para justificar a diferença entre as faturas pagas e os valores recebidos (a menor).
3. Contas e Dívidas
Em relação as contas do grupo, temos as seguintes despesas fixas com fornecedores:
- Aluguel (Prefeitura do Rio de Janeiro)
- Energia (Light)
- Água (Águas do Rio)
- Seguro contra sinistros
Em relação aos valores, somente o aluguel tem valor fixo, mas deixaremos abaixo um valor aproximado e arrendondado das contas de energia e água:
- Aluguel - R$ 651,00
- Energia (Light) - R$ 150,00
- Distribuição de água - R$ 150,00
- Seguro contra sinistros - Parcelas de R$ 98,28
Abaixo, deixaremos listadas as contas e suas respectivas situações de pagamento, atraso e pendencias de resolução no momento da passagem da diretoria:
3.1. Aluguel
Último Pagamento: 03/10/2023
Data de Vencimento: 10/11/2023
Competência (referência): Outubro/2023
Valor: R$ 651,54
Status: Em dia
3.2. Energia (Conta de Luz)
Último Pagamento: 03/10/2023
Data de Vencimento: 13/09/2023
Competência (referência): Agosto/2023
Valor: R$ 159,40
Status: Atrasada
3.3. Águas do Rio (Conta de águas)
Último Pagamento: 03/10/2023
Data de Vencimento: 15/09/2023
Competência (referência): Julho/2023
Valor: R$ 151,53
Status: Atrasada
OBSERVAÇÃO: A Águas do Rio de forma arbitrária e sem nos avisar, trocou em alguma das medições do hidrômetro, a classificação do nosso CNPJ como comercial, o que aumentou a tarifa e consequentemente o valor da conta. Pode-se observar que os valores são sempre próximos, pois o consumo de água é padronizado. Porém ao trocar de categoria residencial para comercial, saltou de uma média de R$ 150,00 para R$ 770,00.
3.4. Porto Seguro (Seguro contra sinistros)
Último Pagamento: 07/08/2023
Data de Vencimento: 12/08/2023
Competência (referência): Agosto/2023 (Parcela 06/06)
Valor: R$ 95,87
Status: Apólice cancelada
Motivo: Parcela 05/06 vencida e não paga.
OBSERVAÇÃO: A parcela vencida 12/07 não foi paga, prorrogada para 22/08 que não foi paga também, gerando cancelamento da apólice, que venceria somente 02/03/2024. O então contato responsável, Rodrigo Barbosa, foi avisado 01/11 pela corretora Rosemary, que ainda constava pendência e que precisava ser pago para não cancelar a apólice. No dia 04/11 como não foi localizado o pagamento, a apólice foi cancelada. Somente no dia 06/11 o sr. Rodrigo respondeu.
Como crédito de confiança pelos anos de contrato, a Porto Seguro emitiu uma nova apólice de 29/11/2023 até 29/11/2024. O vencimento do boleto da primeira parcela foi dia 09/12, onde seu não pagamento geraria cancelamento da nova apólice. A gestão de 2023/2025 já entrou em contato com a seguradora, e regularizou o pagamento no dia 11/12, mantendo a nova apólice vigente e com pagamento em dia.
Ficamos descobertos no período de 04/11/2023 até 28/11/2023.
4. Prestação de contas
4.1. Planilha de mensalidades e gastos
Segue abaixo prévia a prestação de contas em forma de planilha, oferecida pelo diretor Financeiro da antiga gestão:
Para visualização completa, favor acessar a planilha através do link: CONTROLE MENSALIDADES 2023.xlsx
4.2. Considerações
- Essa prestação de contas precisará ser revisada, pois existem meses no controle de mensalidade considerados como não pagos, porém alguns inclusive são pagamentos de pais que possuem mais de 1 jovem, gerando receita de 2 ou mais mensalidades por mês.
- Os valores da prestação de contas será revisado pela comissão fiscal também.
- Valores a serem pagos e/ou devolvidos, serão considerados apenas depois que as prestações de contas forem aprovadas pela diretoria e a comissão fiscal.
- A nova diretoria financeira prosseguirá com o pagamentos de contas com as novas arrecadações a partir do mês de novembro.
4.3. Acampão 2023
Outro evento importante ocorrido em 2023, o acampão de grupo, deve ser considerado também nas prestações de conta devido ao seu alto valor de receitas x despesas:
Link para o relatório: Acampão 2023 [Online]
Link para o pdf: Acampão 2023 [PDF]
4.4. [ATUALIZAÇÃO] - Prestação de contas
- Após a nova gestão verificar os números apresentados, percebemos que algumas mensalidades não estavam lançadas e consideradas como pagas. Corremos atrás de comprovantes e repassamos ao antigo diretor financeiro, que verificou e confirmou o valor correto, de R$ 1.857,29 positivos.
- TOTAL R$ 3.689,76 (Valores referentes aos comprovantes recuperados, não lançados anteriormente)
SALDO ANTERIOR -R$ 1.832,47 (Valores informados anteriormente pela antiga gestão)
SALDO REAJUSTADO R$ 1.857,29 (Valor a ser transferido para a nova gestão)
- TOTAL R$ 3.689,76 (Valores referentes aos comprovantes recuperados, não lançados anteriormente)
- Os valores foram depositados corretamente na conta destinada ao grupo (06/12/2023):
5. Documentação do grupo
5.1. Registro de ATA e Declarações na Receita
A antiga gestão (biênio 2021/2023) ao assumir a diretoria no lugar de sua anterior, não alterou o quadro societário do CNPJ do grupo, não comprou/renovou o certificado digital eCNPJ, e por consequência não realizando as declarações a Receita federal do Brasil. Esse procedimento não tem custo, porém o seu não cumprimento, gera multa. As declarações estão atrasadas desde a entrega da gestão de 2020, gerando uma dívida com a RFB.
Essas ações levaram a classificação do CNPJ como "Inapto", o que gerou uma subsequência de problemas, como bloqueio de conta corporativa em banco, impossibilidade de alteração de dados no CNPJ, registro de novas atas e qualquer outra ação que dependa do cadastro do CNPJ com status "Ativo"
Podemos observar abaixo que o presidente do grupo aparece como ROBERTO DA SILVA ROCHA JUNIOR, anterior a gestão do biênio de 2021/2023, gerida pelo então Diretor presidente GERALDO EMILIO SOARES D'ANIL.
5.2. Ações futuras
A atual gestão (biênio 2023/2025) ao assumir a diretoria no lugar de sua anterior, assumiu também as responsabilidades financeiras e burocráticas, tendo de buscar autonomamente por caminhos e soluções para esses problemas, não passados pela antiga gestão, seja através de documentos, reuniões ou mensagens. A transição foi extremamente abrupta, imputando-nos a responsabilidade de ações inclusive que deveriam ter sido tomadas na gestão anterior (biênio 2021/2023).
Segue abaixo as ações necessárias para regularização da documentação do grupo:
- Troca de presidência do grupo na UEB (✓ Resolvido dia 07/11/2023)
- Compra de certificado digital eCPF p/ atual Presidente do grupo (✓ Resolvido dia 23/11/2023)
- Realizar declarações atrasadas (2016/2017/2018/2019) (✓ Resolvido dia 07/12/2023)
- Realizar declarações atrasadas (2020/2021/2022/2023) (✓ Resolvido dia 07/12/2023)
- Pagar guias de multa p/ declarações atrasadas (R$ 400 + R$ 677,55) (✓ Resolvido dia 07/12/2023)
- Regularização do status do CPNJ p/ "Ativo". (✓ Resolvido dia 07/12/2023)
- Registrar ATA no cartório RCPJ
- Troca de quadro societário no CNPJ
- Manter as declarações em dia a partir de 2024
EDIÇÕES E ATUALIZAÇÕES PONTUAIS:
-----------------------------------------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO (05/11/2023):
A antiga gestão não solicitou junto a Aguas do Rio a troca de categoria de cobrança, pois o valor da conta veio muito alto do que de costume.
A então diretora administrativa, JULIA GRASMANN CARROZINO, já conseguiu dar entrada no pedido de alteração de classificação da conta de comercial para residencial, e a solicitação já está sendo processada internamente nas Águas do Rio. Foi necessário apenas um contato via Whatsapp oficial da empresa, e o fornecimento de documentos básicos como estatuto e ata atual da diretoria.
Próximos passos:
- Aguardar a efetivação da troca de categoria Comercial para Residencial.
- Solicitar o reajuste dos valores das contas de R$ 772,55 e R$ 772,25 para que fiquem faturadas como residencial.
- Pagar as contas com novos valores reajustados.
Pagamentos realizados:
- Light R$ 112,41 - Venc. Out/2023
- Light R$ 139,04 - Venc. Nov/2023
- Águas do Rio R$ 151,97 - Venc. Out/2023
-----------------------------------------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO (01/12/2023):
A troca de categoria na Águas do rio foi realizada com sucesso, alterada porém, de "Comercial" para "Público" e não "Residencial". Isso refletiu no aumento do valor médio de R$ 150,00 para R$ 250,00.
foi solicitado também o reajuste das fatura de valores médios de R$ 770,00, para que possamos paga-las.
Chegou ao conhecimento da diretoria, que além da conta mensal de energia, existe uma cobrança que não é paga desde o mês de setembro/2023 referente a um TOI (Termo de Ocorrência de Inspeção nº 10717158, que gerou 18 parcelas de R$ 66,30, um total de R$ 1193,40.
A diretoria do biênio 2023/2025 não reconhece a cobrança, e realizou a contestação dos valores:
-----------------------------------------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO (07/12/2023):
Em consulta com a procuradoria pública do fórum na Praia da bandeira (Cocotá), fomos informados que não é possível entrar com processo contra a light de forma gratuita pois a nossa parte é pessoa jurídica, e a representação precisa ser feito por um advogado. Outra informação dada também, é que devido a situação do cnpj estar inapto e com diretoria nova sem estar com a ata registrada, nem com o advogado seria possível.
Sendo assim, foi sugerido que pagássemos as contas para não haver corte de energia, e no futuro, quando as documentações estivessem regularizadas, tentar entrar com recurso para reaver os valores, mas sabendo que pode não ser garantia.
-----------------------------------------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO (11/12/2023):
A parcela do Seguro de sinistros (Porto Seguro) vencida 12/07 não foi paga, prorrogada para 22/08 que não foi paga também, gerando cancelamento da apólice, que venceria somente 02/03/2024. O então contato responsável, Rodrigo Barbosa, foi avisado 01/11 pela corretora Rosemary, que ainda constava pendência e que precisava ser pago para não cancelar a apólice. No dia 04/11 como não foi localizado o pagamento, a apólice foi cancelada. Somente no dia 06/11 o sr. Rodrigo respondeu.
Como crédito de confiança pelos anos de contrato, a Porto Seguro emitiu uma nova apólice de 29/11/2023 até 29/11/2024. O vencimento do boleto da primeira parcela foi dia 09/12, onde seu não pagamento geraria cancelamento da nova apólice. A gestão de 2023/2025 já entrou em contato com a seguradora, e regularizou o pagamento no dia 11/12, mantendo a nova apólice vigente e com pagamento em dia.
- Ficamos descobertos no período de 04/11/2023 até 28/11/2023.
- Atualmente estamos assegurados no período de 29/11/2023 até 29/11/2024.